segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Roberto Carlos - Splish Splash - 1963 - CBS 37.304 (MONO) RESTAURADO







Roberto Carlos - Splish Splash (1963)
(Flac) Tracks - Scan em 600 dpi (scan de capa, contracapa e selos)
Total de Faixas: 12
Tempo Total: 30:14
Tamanho Total: 152.5 MB
Gravadora: CBS
Catálogo: 37.304

Após os fracassos dos primeiros 78 rotações e do seu primeiro Lp "Louco Por Você", Roberto Carlos investe no Rock e lança um dois 78 rotações em 1962 que tocaram razoavelmente nas rádios, o que dá um fôlego para ele gravar mais um 78 rpm entre o primeiro e o segundo semestre de 1963. Erasmo Havia feito a versão de Splish Splash, sucesso original gravado por Bobby Darin, a sua versão acabou sendo até melhor do que a gravação original e lhe deu uma projeção maior no Rio de Janeiro e em alguns estados do Nordeste. Roberto Carlos ainda trabalhando no ministério da fazenda, um dia inspirado, compõe os primeiros versos de Parei na Contramão, mas devido a agitação no trabalho não conseguiu conclui-la e pediu ajuda a Erasmo Carlos, selando a primeira música da dupla e uma parceria de composição que dura até os dias de hoje.

O Segundo Lp foi lançado num momento em que Evandro Ribeiro decidiu investir mais na divulgação de artistas do cast da gravadora, uma das divulgadoras contratadas foi Edy Silva, que ajudou muito o Roberto Carlos nesse início de Carreira. Ela solicitou ao Evandro Ribeiro mais duas do no Lp para fazer uma divulgação mais agressiva, atendido o pedido, as músicas selecionadas foram: Parei Na Contramão e Na Lua Não Há. Edy e o cantor, percorreram por todas as rádios de São Paulo fazendo divulgação desse 78 rotações e do seu recém lançado LP. Em poucos dias, Parei na contramão se tornou o primeiro grande sucesso de Roberto Carlos em São Paulo. De lá, o sucesso se espalhou para o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Da sede da CBS no Rio, Othon Russo divulgou o disco para outras regiões do país.

Aquela gravação tornou-se, assim, o primeiro sucesso de Roberto Carlos a atingir simultaneamente Rio e São Paulo, o Norte e o Sul do país. "Esta é uma música simples, não tem nada de especial, mas pra mim representa muita coisa, justamente porque foi o meu primeiro sucesso nacional. Parei na contramão é a minha moedinha número um", diz Roberto Carlos.

Uma curiosidade sobre esse disco, ele foi lançado depois do 1º compacto duplo em julho de 1963 com as músicas de maior sucesso até aquele momento: Triste e Abandonado/Malena/Splish Splash/Baby, Meu Bem. Em fevereiro de 1964 foi lançado um segundo compacto com as músicas: Parei na Contramão/Relembrando Malena/Na Lua Não Há/Professor de Amor. Em julho de 1964 Roberto lança o seu 3º disco intitulado "É Proibido Fumar", o single e 78 rotações com as músicas: O Calhambeque/Minha História de Amor, além do 3º e último compacto 2º do álbum: Quero Me Casar Contigo, Só Por Amor/Nunca Mais Te Deixarei?Oração de um Triste, assim encerrando maiores divulgações do álbum. Quando Roberto atingiu grande popularidade por todo o país, antes mesmo do programa Jovem Guarda, segundo dados de uma revista da época, o Álbum Splish Splash teria vendido menos de 10 mil cópias (9.555), e os compactos duplos desse Lp tinha mais saída, a gravadora decidi retirar o Lp de catálogo entre 1965/1966, e por quase 20 anos, apenas os compactos estavam na praça, o que fazia muitos acharem que o 1º disco de Roberto Carlos, fosse o "É Proibido Fumar". Esse disco só voltou ao catálogo de vendas da gravadora em março de 1985, além de uma fita k7 para aqueles que não tinham condições de comprar o Lp, ou por praticidade, e os compactos duplos saíram definitivamente de catálogo.

Link nos comentários (Link in comments):

5 comentários:

  1. Bom, esse disco é muito importante pra mim por vários motivos. Foi o disco que me faltava para completar a coleção (que eu queria completar) do Roberto. Por pouco não virou mais uma bola fora da CBS, tirar esse disco de circulação porque os compactos vendiam mais? Brincadeira hein? Então quase virou um "Louco Por Você". Gosto muito das canções desse disco, Roberto estava no caminho certo que faria do É Proibido Fumar o primeiro disco de rock no Brasil. Parabéns pela postagem Leandro. Sou teu fã.
    Abraços do Baratta.

    ResponderExcluir
  2. Leandro, ficou muito bom o disco do Roberto Carlos, os dois discos,baixei também deste blog o disco - um embalo com Renato, mas dá erro quando vou abrir, poderia ver isso pra mim, gosto do do lp do renato, não sei se foi você que fez, obrigado, tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Esse disco tem duas músicas interessantes: "Só por amor" e "Oração de um triste".
    ORAÇÃO DE UM TRISTE foi a primeira música de cunho religioso gravado por Roberto, porém não composta por ele. Durante os anos 60, Roberto ficou sem gravar músicas religiosas, até gravar JESUS CRISTO em 1970, composta por ele e Erasmo.
    SÓ POR AMOR é de autoria de Luiz Ayrão. Referindo-se às músicas gravadas pelo Rei e de autoria do compositor carioca, o público só lembra de NOSSA CANÇÃO (1966) e CIÚME DE VOCÊ (1968), mas esquece que SÓ POR AMOR foi gravada antes desses duas obras primas que Ayrão deixou para o Roberto.

    ResponderExcluir
  4. Pode repostar de novo o link por favor
    Não estou conseguindo falar o download por favor?

    ResponderExcluir
  5. Link:

    https://mega.nz/file/PiYVhYiB#YZe1BMjpdoWThlRi30fKwDkWiQ7mEIY_FuuJXyvcwvo

    ResponderExcluir

Álbum restaurado e convertido em FLAC.

Jorge Ben - 1963 - Samba Esquema Novo (Lp Mono 1963) Philips - P 632.161 L