quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Edison Machado - 1964 - É Samba Novo - CBS (Reedição Sony)



Edison dos Santos Machado, ou simplesmente Edison Machado (Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 1934 - Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1990) foi um músico brasileiro. É considerado, ao lado do bateristas Milton Banana, como um dos maiores expoentes da música brasileira quando o assunto é bateria. Criador de conceitos neste instrumento é o responsável por criar a condução de prato no ritmo do samba na década de 1950.

Inovador, arrojado quando chegou ao Beco das Garrafas no Rio de Janeiro, acompanhava Luiz Carlos Vinhas e Tião Neto no Bossa Três e o sexteto Bossa Rio liderado por Sergio Mendes. Criou o grupo Rio 65 Trio criando o rótulo para a MPM "Música Popular Moderna" quando fim da bossa nova e surgimento da jovem guarda. Seu álbum Edison Machado - É Samba Novo gravado pelo selo CBS/Sony até hoje é uma grande referência de samba para bateristas brasileiros e bateristas de todo o mundo, que teve arranjos de Moacir Santos, J.T.Meirelles, Maciel e Raul de Souza tendo todos eles participado no álbum, mais os músicos Tenório Jr ao piano e Tião Neto, no contrabaixo.

No ano de 1976 Edison viajou aos Estados Unidos por onde residiu por 14 anos. Lá gravou com Chet Baker e Ron Carter. Com o seu grupo Lua Nova apresentou-se em diversos festivais de Jazz pelo mundo. 

Link nos comentários (link in comments):

5 comentários:

Álbum restaurado e convertido em FLAC.

Jorge Ben - 1963 - Samba Esquema Novo (Lp Mono 1963) Philips - P 632.161 L