Pérez Prado foi um bandleader cubano, cantor, organista, pianista e compositor , que também fez breves aparições em filmes. Ele é muitas vezes referido como o Rei do Mambo. Ele se tornou conhecido e profissionalmente anunciado como Pérez Prado, sua paterna e materna sobrenomes, respectivamente. nasceu em Matanzas, Cuba; sua mãe Sara Prado era um professor da escola, seu pai Pablo Pérez jornalista no El Heraldo de Cuba. Ele estudou clássica de piano em sua infância, e mais tarde jogou órgão e piano em clubes locais. Por um tempo, ele era pianista e arranjador para o Sonora Matancera, grupo musical mais conhecido de Cuba no momento. Ele também trabalhou com orquestras de casino em Havana durante a maior parte da década de 1940. Ele foi apelidado de "El Cara de Foca" (Seal Face) por seus pares na época.
Em 1949 ele se mudou para o México para formar sua própria banda e recorde para RCA Victor. Ele rapidamente especializada em mambos , uma adaptação animada da cubana danzón. Mambos de Perez destacou-se entre a concorrência, com seus riffs de fogo de latão e fortes saxofone contrapontos, e acima de tudo, grunhidos da marca registrada de Perez (que ele realmente diz "¡Dilo! (" Say it! ") Em muitos dos grunhidos percebidos). Em 1950 arranjador Sonny Burke ouviu "Qué rico el mambo", enquanto em férias no México e registrou-lo de volta no Estados Unidos como "Mambo Jambo". o single foi um sucesso, o que causou Pérez para lançar uma turnê pelos Estados Unidos. Suas aparições em 1951 foram vendem-outs e ele começou a gravar nos liberta para a RCA Victor. Pérez é o compositor de tais peças famosas como " Mambo No. 5 " (mais tarde uma carta-topper UK tanto para Lou Bega em 1999 e personagem animado Bob o Construtor em 2001) e "Mambo No. 8".
No auge do movimento mambo em 1955, Pérez bateu os americanos na "Top 100 chart" com um -cha-cha cha versão de "Cherry Pink and Apple Blossom White" (composta pelo compositor francês Louiguy ). Este arranjo, com o trompetista Billy Regis, ocupou o primeiro lugar por 10 semanas consecutivas, vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro. A canção também foi número um no Reino Unido e na Alemanha. Perez tinha regravado pela primeira vez este título para o filme subaquática! em 1954, onde Jane Russell pode ser visto dançando "Cherry Pink and Apple Blossom White". Em 1958, uma das composições do próprio Perez, "Patricia", tornou-se seu último registro para ascender a número 1 nas Jockeys e Top 100 chart, sendo que ambos deram lugar na semana seguinte para o então recém-lançado Billboard Hot 100 chart. A canção também foi para o número um na Alemanha, e no Reino Unido chegou ao número oito.
Sua popularidade nos Estados Unidos correspondeu ao pico da primeira onda de interesse em música latina fora dos latinos comunidades durante os anos 1940, 1950 e 1960. Ele também se apresentou em filmes nos Estados Unidos e na Europa, bem como no cinema mexicano (filme Rumberas), sempre com sua marca registrada cavanhaque e tartaruga-pescoço blusas e coletes. Com o fim da década de 1950, seu sucesso diminuiu, e os anos deu lugar a novos ritmos, como o rock and roll e música pop. Sua associação com RCA Victor terminou na década de 1960, e sua produção gravada foi principalmente limitada a rótulos menores e reciclado latino-estilo antologias.
Esse álbum é um apanhado de alguns singles e regravações da década de cinqüenta que atravessaram gerações, só para citar alguns exemplo, as musicas Mambo n° 5 e n° 8 foram gravadas pela primeira vez em 1954. O sucesso deste álbum foi tanto que foi regravado por diversas vezes ora sob o titulo original ora com outro nome. Big hits 1960, Patricia 1967. Best Of 1972 e Big hits 1976.
Link nos comentários (Link in comments):