terça-feira, 8 de maio de 2018

Watusi Trumpets - Claus Ogerman and His Orchestra - 1965 (Reel to Reel) RCA Victor



Repost de um álbum clássico dos bailes blacks agora em alto nível, em fita de rolo, ou seja, é uma cópia direta do master original. Esse tipo de mídia foi inserido no mercado americano no final dos anos 50 com a evolução do som monofônico para o stereofônico e nos anos 60 se popularizou pela fidelidade sonora e sem os ruídos do vinil.

Claus Ogerman nasceu com o nome Klaus Ogermann em Ratibor, Prússia (na época um estado alemão - hoje Racibórz na Polonia). O nome Calus Ogerman ele se deu mais tarde nos Estados Unidos. Ogerman iniciou sua carreira com o piano. Ele é certamente um dos maiores arranjadores do século XX e tem estado presente nos principais sucessos do rock, Pop, Jazz, R&B, Soul, Easy listening, Broadway e música clássica. O número exato de artistas que tiveram arranjos feitos por Ogerman durante sua carreira ainda não foi determinado.

Na década de 1950, ogerman trabalhou na Alemanha como arranjador e pianista com Kurt Edelhagen, Max Greger e Delle Haensch. Um fato interessante a mencionar nesse período é que Claus (então Klaus) também participou algumas vezes como vocalista e gravou diversos Eps em 45 rpm sob o pseudônimo de "Tom Collins", fazedo dueto com Hannelore Cremer - e também gravou um vocal solo com o Delle Haensch Jump Combo. Em Outubro de 1959 emigrou para os Estados Unidos e se juntou ao produtor musical Creed Taylor da Verve Records. Conhece Quincy Jones, então chefe de A&R da Mercury Records, que o incumbe de vários arranjos, entre eles em 1963 o hit "It's My Party", de Leslie Gore. Rapidamente faz um nome como arranjador trabalhando nos vinte anos seguintes com várias estrelas da música pop, desenvolvendo e consolidando o seu estilo próprio, usando elementos da música clássica. Com a chegada da Bossa Nova, encontra Antonio Carlos Jobim, com o qual desenvolve um longo trabalho. Entre 1959 e 1979, trabalha com vários músicos, como arranjador e produtor, entre eles Stan Getz, Astrud Gilberto, João Gilberto, Bill Evans, Wes Montgomery, Cal Tjader, Oscar Peterson, Stanley Turrentine, Geroge Benson, Frank Sinatra, Barbara Streisand, Sammy Davis Jr.

A Verve foi vendida para a MGM em 1963. Claus Ogerman, admite na publicação Jazzletter de Gene Lees, que arranjou cerca de 60 a 70 álbuns para a Verve sob a direção de Creed Taylor entre 1963 a 1967. Em 1967 ele se junta a Creed Taylor na gravadora A&M/CTi.

Em 1979, retira-se do mercado comercial de música, dedicando-se à composição e ao arranjo de peças clássicas. Nesta época criativa, ele rejeita trabalhos de nomes importantes tais como, Prince, Ella Fitzgerald, Dee Dee Bridgewater, Wynton Marsalis e Tony Bennett.

Somente em 2001 ele volta ao mercado comercial, trabalhando para a pianista de jaz canadense Diana Krall em seu álbum The Look of Love, e regeu a Orquestra em seu DVD "Live in Paris".

Foi nomeado dezesseis vezes para o Grammy, ganhando o troféu por seu arranjo para o tema de George Benson "Soulful Strut".

Link nos comentários (Link in comments):



Um comentário:

Álbum restaurado e convertido em FLAC.

Jorge Ben - 1963 - Samba Esquema Novo (Lp Mono 1963) Philips - P 632.161 L