sexta-feira, 4 de maio de 2018

Tim Maia - 1976 - Rodésia (Versão Alternativa)





Lançado em 1976. Catálogo Polydor 2451.091
Disco com mixagem diferente em várias faixas, versão recolhida.

Tim Maia: Bateria, percussão, guitarra, flauta e vocais
Reginaldo Francisco: Teclados e vocais
Carlos Simões: Baixo
Antonio Pedro: Baixo "funky machine", percussão e vocais Paulinho Batera: Percussão e bateria Paulinho Roquete: Guitarra ritmo José Mauricio: Guitarra ritmo Paulo Ricardo: Guitarra solo, percussão e vocais Antônio Claudio, Luiz Mendes Jr. e Gastão Lamounier: Vocais

A postagem é sobre o álbum de 1976 do Tim, muitos não sabem mas existem duas versões de disco, a oficial que todos nós conhecemos, e a versão "Alternativa", que foi a primeira prensagem em vinil. O fato que Tim Maia após a fase "Universo em Desencanto" estava mal das pernas, foi convidado pelo diretor artístico da Phonogram (Polygram/Philips) a gravar um novo álbum pelo selo Polydor, selo esse que foi o responsável pelos quatro discos de muito sucesso lançados entre 1970 a 1973.

O novo álbum já estava pronto, e o produtor decidiu fazer algumas alterações na mixagem feita originalmente por Tim, a primeira faixa tem um envelopamento no baixo, realçando ele em relação ao resto do arranjo, algumas faixas tem um fade out que encurta em 30s o disco. Mas a maior alteração foi na faixa Brother, Father, Sister and Mother, onde o solo original do Paulinho Guitarra foi alterado pelo do Marcelo Sussekind a pedido do produtor, enquanto o solo de Paulinho tem a verve soul, o solo de Sussekind tem uma pegada rock n' Roll. Tim ficou possesso e mandou recolher os lps "alterados", que já estavam em circulação.

(Informação confirmada pelo próprio Paulinho Guitarra).

Link nos comentários (Link in comments):

Um comentário:

Álbum restaurado e convertido em FLAC.

Jorge Ben - 1963 - Samba Esquema Novo (Lp Mono 1963) Philips - P 632.161 L